O objectivo do concurso é promover a inovação tecnológica para o benefício de todos, dinamizar a inovação e as ideias criativas e apoiar o desenvolvimento e a concretização dos projectos inovadores. Promovido anualmente pela Fundação Altran, a competição acontece pela primeira vez a nível nacional, com um tema próprio para Portugal, e o vencedor nacional participa posteriormente na final internacional em Paris.
A pertinência do tema é actual, sendo que hoje em dia a exclusão social é um problema que afeta muitos portugueses, contudo, o rápido avanço tecnológico possibilita ultrapassar o problema, através de meios e acções que permitam combater a exclusão da vida em sociedade. Com o prémio, a Altran pretende criar melhores condições de vida para todos, através da inclusão social, ao permitir que as pessoas mais necessitadas tenham acesso a bens e serviços. Ideias inovadoras que apoiam as cidades na criação de ferramentas tecnológicas, a favor da inclusão social em áreas como educação, comunicação, formação e emprego, saúde e higiene, mobilidade, alojamento e ambiente, são os projectos que a Altran procura.
As candidaturas podem ser individuais ou em equipa, todas as nacionalidades, e todos os tipos de estrutura operacional em estreita colaboração com Portugal, bem como escolas, universidades, empresas privadas, associações e centros de pesquisa públicos ou privados. A informação está disponível na página de internet da Altran em http://pt.altran-foundation.org/o-premio-da-fundacao-em-portugal/candidaturas.html.