A importância das soft skills

Atitude positiva, autoconfiança, competências comunicacionais e capacidade de trabalhar em equipa, são algumas das soft skills apontadas por Susana Leal como fundamentais para o sucesso de uma equipa.

As soft skills estão relacionadas com as atitudes e comportamentos das pessoas em interacção com outras. São comportamentais por natureza e desenvolvem-se através da prática em situações de trabalho reais. Para Susana Leal, participante nesta competição, “o Global Management Challenge, onde os participantes fazendo parte de equipas assumem a gestão virtual de uma empresa, é uma oportunidade extraordinária de desenvolver não só as competências técnicas como também as soft skills”.

Mas quais são as soft skills que podem fazer a diferença no desempenho de uma equipa? Susana Leal aponta sete como fundamentais para ser bem sucedido: “manter uma atitude positiva, ser autoconfiante, comunicar eficazmente com os outros, fazer uma adequada gestão do tempo, resolver problemas de forma criativa, actuar sinergeticamente com os restantes membros e aprender e aceitar as críticas, são aspectos determinantes do sucesso de uma equipa”.

Especificando um pouco mais e no domínio da atitude positiva é importante ser optimista, perseverante e ter a capacidade de gerar energia positiva dentro da formação. “Mesmo quando as primeiras decisões não conduzem à liderança, ter a capacidade de manter o optimismo e ser resiliente é determinante para ajudar a equipa a repensar a sua estratégia ou ajudar a encontrar soluções para os problemas”, acrescenta Susana Leal. A autoconfiança resume-se à convicção de que se é capaz de executar uma tarefa de forma adequada. Cada membro da equipa deverá também ser capaz de transmitir as suas ideias de forma clara e de estar respectivo a escutar o que os outros têm a dizer.

Na gestão do tempo é importante “ter a capacidade de definir prioridades, desenvolver vários projectos em simultâneo e tomar decisões atempadamente”, refere Susana Leal. Ter a capacidade de trabalhar com outros em equipas ou grupos, onde todos colaboram sinergeticamente para o alcance de objectivos comuns e tornar os problemas seus e lutar pela sua resolução, são aspectos a não esquecer. Por último Susana Leal salienta que “ter a capacidade de aceitar e aprender com os erros e críticas é essencial para se crescer enquanto pessoa e profissional”.

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