– Área Científica: Ciências Sociais e Humanidades (Educação de Adultos)
– Requisitos de admissão: Mestrado em Educação Social, Ciências da Educação ou Sociologia; experiência de trabalho em projetos de investigação; conhecimento de Inglês ao nível de utilizador independente; experiência na elaboração de comunicações orais e colaboração na escrita de textos científicos; domínio de métodos e técnicas de investigação, tanto quantitativas como qualitativas, incluindo análise de conteúdo assistida por computador.
– Plano de trabalhos: O projeto centra-se no estudo da situação de grupos de estudantes não-tradicionais na UA, na tentativa de produzir recomendações capazes de melhorar a sua vida académica. Existem quatro linhas diferentes neste projeto: 1) a integração no mercado de trabalho dos estudantes maiores de 23 anos; 2) estudantes com necessidades educativas especiais; 3) estudantes de origem Africana; 4) estudantes dos Cursos de Especialização Tecnológica. Cada bolseiro assistirá diretamente duas destas linhas de investigação, que requerem, pela sua diversidade, o recurso a métodos e técnicas de investigação diferenciados.
– Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciências e a Tecnologia, I.P – 2012 e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de maio.
– Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido na Unidade Integrada de Formação Continuada (UINFOC) da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica da Professora Lucília Santos.
– Duração das bolsas: A bolsa terá à duração de 12 meses, com início previsto em maio de 2013. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo da duração do projeto.
– Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 980,00 conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.
– Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes, com a respetiva ponderação percentual para uma classificação final máxima de 20 (vinte) valores:
- Análise Curricular.
- Motivação – 5%;
- Mérito académico (média final de mestrado) – 15%:
- Competências de utilizador de Programa de Análise Estatística de Dados (SPSS) e Programa de Análise Qualitativa de Dados (NVIVO) – 30%;
- Mérito científico – 40%:
- Experiência de participação em projetos de investigação -10%;
- Entrevista. Se houver necessidade de desempate, o júri reserva-se o direito de entrevistar os candidatos.
– Composição do Júri de Seleção:
Lucília Maria Pessoa Tavares dos Santos (Presidente do Júri)
Henrique Manuel Apolónia Coutinho da Fonseca
Maria Eugénia Tavares Pereira
Nilza Maria Vilhena Nunes da Costa
– Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota obtida, afixada em local visível e público da UINFOC (Unidade Integrada de Formação Continuada), sendo os candidatos aprovados notificados através de correio eletrónico.
– Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 26-03-2013 a 12-04-2013
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:
– Curriculum Vitae;
– Certificado de Habilitações;
– Bilhete de Identidade / Cartão de Cidadão;
– Número de Identificação Fiscal;
– Outros documentos comprovativos considerados relevantes.
As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente, durante o período entre as 9h00 – 12h00 e as 14h00 –17h00 na morada a seguir indicada, ou remetidas por correio para a UINFOC – Unidade Integrada de Formação Continuada
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro