9º prémio CEGOC – testes e de outros instrumentos de avaliação e de intervenção

Para obras originais e em língua portuguesa, no domínio das provas de avaliação e dos programas de intervenção, em qualquer uma das áreas da Psicologia.

O prémio Cegoc tem como objetivo estimular a investigação no domínio dos testes e de outros instrumentos de avaliação e de intervenção, em qualquer uma das áreas da Psicologia.
Os trabalhos apresentados deverão tratar-se de obras originais, em língua Portuguesa, podendo referir-se a provas de avaliação ou de intervenção psicológica. A atribuição do prémio Cegoc rege-se pelas seguintes cláusulas:

  1. A Cegoc promove a atribuição de um prémio, destinado a reconhecer trabalhos de investigação sobre testes e outros instrumentos psicológicos, com vista à sua edição.
  2. Poderão participar neste concurso estudantes, professores ou profissionais da área da avaliação psicológica. Os estudantes (que podem concorrer individualmente ou em grupo) devem ser orientados por um professor universitário com conhecimentos nesta área.
  3. O júri que apreciará os trabalhos será constituído por prestigiados especialistas, com conhecimentos em avaliação psicológica.
  4. O prémio a atribuir será constituído por uma compensação económica no valor de € 2.500,00 e pela publicação da obra a cargo da Cegoc, sendo pagos ao(s) autor(es) os direitos próprios deste tipo de publicação.
  5. Serão consideradas somente obras originais (serão excluídas as adaptações de provas já existentes). Para efeitos de atribuição do prémio serão considerados os seguintes critérios: qualidade técnica do trabalho, utilidade prática e aplicabilidade da obra, adequação às normas internacionais em matéria de avaliação, estudos estatísticos desenvolvidos (fidelidade, validade, existência de normas para a população portuguesa, etc.) e fase de desenvolvimento em que o trabalho se encontra.
  6. A candidatura ao prémio Cegoc compreende duas fases eliminatórias. Numa primeira fase, os candidatos ao prémio deverão enviar para a Cegoc (para o e-mail: premio@cegoc.pt), até ao dia 31 de março de 2013, um projeto do trabalho que pretendem desenvolver, indicando o título, os autores, o professor coordenador (no caso de trabalhos realizados por estudantes) e uma descrição sumária do trabalho (máximo de 5 páginas). Durante o mês de abril será comunicada aos autores a aceitação ou não da sua candidatura. Numa segunda fase, os trabalhos concluídos deverão ser enviados para a Cegoc até ao dia 15 de julho de 2013. Os trabalhos deverão ser apresentados em papel (tamanho A4) e em suporte informático. Deverão ser disponibilizados os materiais necessários para a realização da prova, como por exemplo: manual, questionários, folhas de resposta, grelha de correção, etc. Após a deliberação do júri, será comunicado aos autores dos trabalhos aceites a concurso, qual a obra premiada.
  7. A atribuição do prémio será realizada a 31 de outubro de 2013. No dia da entrega do prémio será assinado com o(s) autor(es) o acordo para publicação.
  8. O júri poderá decidir pela não atribuição do prémio, caso considere que os trabalhos recebidos não reúnem qualidade técnica suficiente.
  9. A Cegoc, reserva-se o direito de interpretar as cláusulas do presente Regulamento, cuja aceitação está implícita na apresentação do trabalho para avaliação.

História do Prémio Cegoc

O 8º prémio Cegoc 2012 foi considerado deserto.

Obra vencedora do 7º prémio Cegoc 2011:
TCL – Teste de Compreensão da Leitura
Irene Cadime, Iolanda da Silva Ribeiro e Fernanda Leopoldina Viana
Foi ainda atribuída uma menção honrosa à obra BACC – Bateria de Avaliação de Comprometimento Cognitivo de Cátia Rocha e Inês Gomes.

Obra vencedora do 6º prémio Cegoc 2010:
BMM – Bateria Multifatorial da Memória
Aristides Ferreira, Leandro da Silva Almeida e Gerardo Prieto Adánez

Obra vencedora do 5º prémio Cegoc 2009:
PRP – Prova de Reconhecimento de Palavras
Fernanda Leopoldina Viana e Iolanda da Silva Ribeiro

Obra vencedora do 4º prémio Cegoc 2008:
ITD – Inventário de Traços Depressivos
Rui C. Campos

O 3º Prémio Cegoc 2007 foi considerado deserto.

Obra vencedora do 2º prémio Cegoc 2006:
ALEPE – Avaliação da Leitura em Português Europeu
Ana Sucena Santos e São Luís Castro

Obra vencedora do 1º prémio Cegoc 2005:
PCIS – Prova Cognitiva de Inteligência Social
Adelinda Araújo Candeias