PROGRAMA IMPACTO SOCIAL, apresentem os vossos projetos

 
 
A CASES e a Fundação Montepio lançam, dia 25 de fevereiro, o Programa Impacto Social, uma iniciativa destinada a apoiar até 10 projetos de organizações da socie…dade civil, na revelação do seu potencial de impacto. Os melhores projetos serão apresentados a potenciais parceiros e financiadores numa conferência internacional.

Nesta primeira edição, o Programa Impacto Social seleciona ideias promissoras em várias áreas de intervenção social e capacita os seus responsáveis para demonstrar o seu potencial de impacto, através da metodologia SROI – Social Return on Investment, uma análise custo-benefício do valor social gerado pela intervenção de uma organização. Compara o valor gerado pela intervenção (benefícios) com a despesa necessária (investimento) para obtê-lo.

Para a CASES e para a Fundação Montepio esta iniciativa sublinha a importância da valorização dos projetos da economia social com maior impacto, na medida em que afirma que a medição e a demonstração do impacto social são elementos decisivos para quem pretende distinguir-se no atual contexto de escassez de recursos.

Embora a análise SROI seja utilizada em todo o mundo para prever ou avaliar o impacto social, na Europa a liderança na sua utilização encontra-se no Reino Unido, tendo o Cabinet Office publicado, em 2009, o documento “A Guide to Social Return on Investment”. O então Ministro do Terceiro Setor, Kevin Brennan, justificou, assim, o papel da análise SROI: “Ajudar as organizações do terceiro sector a melhor comunicar o seu impacto junto de clientes, do Governo e do público, medindo o valor social e ambiental com confiança, de um modo standardizado que todos podem entender. Para o sector público, mostra-nos o que realmente interessa para as pessoas que usam serviços públicos e que beneficiam da atividade do terceiro sector.

Apresentar-se-ão as linhas mestras do programa no dia 25 de fevereiro pelas 16h.

Confirmações: cases@cases.pt