Concurso de criatividade para jovens sobre o mercado único europeu (Data limite: 2012-09-09)
Por ocasião da celebração dos 20 anos do mercado único europeu, a Comissão Europeia lançou um concurso de criatividade destinado à «Geração 1992» – isto é, a geração constituída pelos jovens nascidos em 1992 e que, por essa razão, cresceram num mundo onde a livre circulação das pessoas, dos bens, dos serviços e dos capitais entre os 27 países da União Europeia foi sempre uma realidade.
- Objectivo
O objetivo do concurso consiste em recolher os pontos de vista, as experiências, as observações e as expetativas dos jovens europeus nascidos em 1992 sobre o que significa para eles o mercado único europeu.
- Destinatários
Podem participar no concurso todos os jovens cidadãos da UE nascidos entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 1992.
Para participar
Os participantes devem escolher um tema e um formato criativo para a sua participação. Cada participante pode enviar, no máximo, dois trabalhos criados em dois formatos criativos diferentes, numa das 23 línguas oficiais da União Europeia. Também serão aceites participações enviadas por grupos (nesse caso, o grupo deve designar um líder).
- As categorias temáticas à escolha são as seguintes:
- Educação e cidadania
- Emprego e empreendedorismo
- Cultura e lazer
- Consumidores e ambiente
Por cada uma das categorias temáticas, os participantes podem seleccionar um dos seguintes cinco formatos criativos:
- Artigo (texto)
- Vídeo
- Fotografia
- Cartoon
- Aplicação para smartphone
- Candidatura
A participação no concurso criativo «Geração 1992» é preferencialmente feita através da Internet. Nesse sentido, os trabalhos devem ser submetidos através do preenchimento do formulário disponível online.
Contudo, admite-se que, em alternativa, os participantes submetam as suas candidaturas por correio normal. Nesse caso, os trabalhos devem ser remetidos para o seguinte endereço:
P.A.U. Education, S.L
Generation 1992 Creative Competition
C/ Muntaner 262, 3ª
08021 – Barcelona, Spain
Os trabalhos enviados pela Internet devem ser submetidos até à meia-noite (CET) de 9 de Setembro de 2012, enquanto que aqueles que forem apresentados através de correio normal ou expresso devem ser remetidos até à meia-noite (CET) de 9 de setembro de 2012 (como prova de envio, faz fé a data do carimbo ou a data e hora do recibo dos correios).
No momento de elaboração dos trabalhos, os participantes deverão cumprir as especificações estabelecidas no regulamento do concurso para cada um dos formatos criativos, consoante tencionem submeter esses trabalhos a concurso através da Internet ou via correio normal.
- Juri
O júri será composto por cinco membros:
- Um jornalista de renome
- Um representante da Direção Geral do Mercado Interno
- Dois representantes de organizações da juventude
- Um especialista na área do mercado único
- Prémio
Os participantes habilitam-se a um conjunto de prémios, que incluem a realização de um estágio coordenado pela Comissão Europeia, passes de InterRail, iPods, câmaras digitais e vales de compras, bem como a oportunidade de ver o seu trabalho divulgado por toda a Europa.
Via OIMT (Observatório de Inserção no Mercado de Trabalho)