Conheça o site e descarregue o GUIA
http://ec.europa.eu/social/main.jsp?catId=993&langId=pt
Deixamos aqui alguns dados
O que é?
O EURES é um programa de mobilidade laboral destinado a ajudar os jovens europeus a encontrar emprego ou uma oportunidade de passar um período como estagiário ou aprendiz noutro país da UE.
O programa insere-se nas iniciativas Juventude em Movimento e Oportunidades para a Juventude e poderá ser integrado nos programas Garantia para a Juventude que preveem uma cooperação com outros países da UE.
O objetivo da iniciativa «O teu primeiro emprego EURES» para 2015 é ajudar cerca de 5000 pessoas a encontrar trabalho noutro país UE. Atenção: só um número limitado de serviços de emprego participa nesta iniciativa.
«O teu primeiro emprego EURES» procura testar novas formas de prestação de serviços personalizados aos jovens e às empresas no domínio da mobilidade profissional. Para o efeito conta com o apoio dos serviços nacionais de emprego (informações, recrutamento, adequação da oferta e da procura, colocação e financiamento), que ajudam quer os jovens à procura de emprego quer as empresas interessadas em recrutar pessoas oriundas de outros países da UE. A concessão de financiamento está sujeita às condições e procedimentos estabelecidos por esses serviços.
Quem pode beneficiar de ajuda?
- Os cidadãos europeus que tenham entre 18 e 30 anos e que residam num país da UE
- os empregadores que estejam legalmente estabelecidos num país da UE e ofereçam contratos, no mínimo, de seis meses, assim como salários e condições em conformidade com a legislação laboral do país em que se encontram
Que tipos de ajuda existem?
Para os jovens
O programa financia cursos de línguas e outros tipos de formação. Cobre também as despesas de deslocação necessárias para os jovens candidatos a emprego ou a uma formação em contexto de trabalho poderem comparecer a entrevistas e instalar-se noutro país da UE caso sejam recrutados.
Este programa a favor da mobilidade prevê novas medidas de apoio para os jovens (ver guia 2014-2015).
Para os empregadores
As empresas com 250 trabalhadores, no máximo, podem candidatar-se a um apoio financeiro que cubra parte das despesas de formação e de instalação dos novos trabalhadores e períodos de aprendizagem.
Como participar?
O guia sobre «O teu primeiro emprego EURES» indica as regras e condições de participação. Existem atualmente duas versões deste guia:
- «O teu primeiro emprego EURES», edição de 2012-2013 (emprego)
- «O teu primeiro emprego EURES», edição de 2014-2015 emprego, estágios e períodos de aprendizagem)