Para muitos, a procura de um novo emprego traduz-se num longo processo – ou até num part-time – constituído por certas acções diárias, tais como, envio de currículos, pesquisa de vagas, resposta a emails, contacto com empresas e criação de perfis de candidato em determinadas redes sociais e portais. A mais famosa será com certeza a LinkedIn. Actualmente, para quem trabalha é quase obrigatório ter um perfil nesta rede profissional.
Queremos estar contactáveis e acessíveis. Pretendemos que o nosso percurso e experiências profissionais sejam reconhecidos e, por isso, mantemos a nossa conta no LinkedIn actualizada, visto ser, para aqueles que recrutam, um óptimo meio de conhecer candidatos e os seus futuros funcionários.
Quer tirar melhor partido do seu perfil no LinkedIn? Pretende atrair recrutadores à sua conta?
Então leia as 6 formas de optimizar o seu perfil, que a especialista em Carreiras do LinkedIn, Nicole Williams, ajudou a elaborar:
1. Desenvolva uma estratégia de palavras-chave
Se SEO (Search Engine Optimization) não é sua especialidade, aqui está uma mini-aula. A funcionalidade de pesquisa do LinkedIn torna fácil encontrar pessoas pelo nome, habilitações e todas as outras palavras que aparecem no seu perfil – e por isso, essas mesmas palavras devem ser bem escolhidas.
Primeiro, faça uma lista de termos associados às suas habilitações, experiência e conhecimentos. Pergunte a si mesmo: “Quais as palavras que alguém usaria para me encontrar?”. Responda através de termos.
De seguida, pegue nessas palavras/termos e refaça-os a partir da perspectiva de um recrutador que procura um candidato. Por exemplo, você pode ter o termo “estratégia digital” no seu perfil no LinkedIn, no entanto, era mais provável um recrutador procurar o termo “estratega digital”. Sinónimos também são importantes, você nunca sabe se os recrutadores irão escolher as palavras “digital”, “online” ou “Internet”, para incluir certas áreas profissionais.
Por fim, deve incorporar organicamente essas palavras-chave, para atrair tanto o motor de busca, como os leitores do seu perfil.
2. Prepare-se para o flash
A especialista em carreiras da LinkedIn afirma que “a probabilidade de os agentes de contratação verem o seu perfil é sete vezes maior, se já possuir uma foto”.
Não só uma foto permite que o seu perfil se destaque nos resultados da pesquisa, mas também mostra que os candidatos estão activos na rede e que o LinkedIn é um caminho viável para entrar em contacto consigo. Nicole Williams sugere o uso de uma foto em que esteja em contexto de trabalho. Você quer que os recrutadores consigam imaginá-lo a trabalhar, certo?
“Se é um chef, sinta-se livre para mostrar-se numa cozinha, ou à frente de um quadro de brainstorming, caso seja profissional de marketing”, diz Williams, acrescentando: “não coloque uma foto sua com o seu cão, a menos que seja veterinário”.
3. Seja vaidoso
A especialista também sugere que todos os candidatos solicitem a sua URL personalizada, que vai ter directamente ao seu perfil. “Ao usar o seu nome na sua URL”, será mais provável aparecer quando alguém pesquisa por si no Google”, explica. Isto torna mais fácil o processo de recrutamento e visibilidade das suas informações a outros responsáveis de contratação.
Aqui fica outra dica: incorpore um termo-chave relevantes no seu URL, por exemplo, www.linkedin.com /in/CarlySimonSinger.
4. Acumule recomendações
Solicite recomendações de pessoas que já trabalharam consigo ou para si. “Faça um plano estratégico para as suas recomendações”, diz Williams. “Aproxime-se de pessoas diferentes que possam sugerir determinadas habilidades ou experiências que você gostaria que destacassem”.
Isto dá um maior parecer aos recrutadores sobre o que foi o seu passado profissional. Além do conteúdo, as recomendações demonstram que houve quem estivesse dispostos a dar algum tempo para ser a seu favor.
5. Conexões estratégicas
Quanto mais conexões tem no LinkedIn, mais provável é que apareça nos resultados de pesquisa dos recrutadores. Identifique estrategicamente as pessoas com as quais gostaria de estar ligado/a e aborde-os com um pedido de conexão personalizado.
“Encontre uma afinidade com um dado grupo ou empresa, mas não peça emprego logo na primeira conexão”, sublinha a especialista da LinkedIn.
6. Agora partilhe com as suas conexões
“Não basta criar um perfil, é necessário participar activamente”, diz Williams.
Partilhar conteúdo útil, ou comente conteúdo partilhado por outros, para tornar o seu perfil mais visível.