Maiores empresas em Portugal vão listar competências que mais precisam nos trabalhadores

24/11/2013 | 00:49 | Dinheiro Vivo

As maiores empresas em Portugal, como a Sonae, EDP, Galp, Brisa, Portucel, Unicer ou PT vão fazer um levantamento das competências que mais precisam nos futuros trabalhadores para depois entregar nas escolas, universidades e no ensino profissional. A iniciativa vai ser apresentada esta segunda-feira na Universidade Católica de Lisboa e insere-se no Ação 2020, um projeto do Business Council for Sustainable Development (BCSD) que integra 100 empresas em Portugal, entre elas as maiores a nível nacional.

“Não estão a sair miúdos das escolas com as competências que as empresas precisam”, disse ao Dinheiro Vivo, a secretária-geral do BCSD, Fernanda Pargana, explicando que vão levar a lista de competências maioritariamente ao ensino profissional, mas também algumas faculdades e até escolas preparatórias, ou seja, aos alunos de 13 e 14 anos que estão a decidir o que vão seguir no futuro.

Pretendem ainda levar o trabalho desenvolvido aos decisores políticos e “propor adequar os conteúdos curriculares às necessidades de quem emprega as pessoas”.

“Esta ação cumpre outro importante objetivo do projeto que é contribuir para criar melhores condições de trabalho no país, em particular para as gerações mais novas e, simultaneamente, é um importanre fator de adequação das expectativas dos alunos ao mercado de trabalho, uma situação que hoje em dia é muito díspar”, acrescentou ainda Fernanda Pargana.

O projeto na área do desenvolvimento social é apenas um dos 13 que as empresas do BCSD vão desenvolver já a partir de 2014 e durante os próximos seis anos no âmbito do Ação 2020. No total, estas empresas vão atuar em seis áreas distintas, como a economia, energia, agicultura, cidades e infraestruturas e, por fim, indústria e materiais.