O Concurso de Ideias premeia a criatividade empresarial e apoia as melhores ideias de negócio (independentemente do setor de atividade económica), para que estas se traduzam em projetos viáveis. Partindo da simples descrição de uma ideia, os empreendedores acedem assim a um conjunto de meios indispensáveis ao exercício da actividade empresarial, designadamente meios financeiros, humanos, técnicos, de formação ou de aconselhamento especializado.
OBJETIVOS
Motivar os jovens a desenvolver ideias de negócio inovadoras e reconhecer a criatividade dos mais novos são os grandes propósitos do Concurso de Ideias. O fim último passa por estimular a inovação empresarial, por via do acompanhamento destes jovens projetos.
PRÉMIOS
Distinguidos com o Certificado de Jovem Empreendedor do Ano, os promotores das melhores ideias beneficiam de todo o apoio técnico-empresarial que possibilita a conversão das ideias em planos de negócio. Os vencedores são contemplados com uma intensa acção de formação de oito horas, no valor de 1.000 euros, que lhes permite aceder a informações e conselhos úteis para a concretização das suas ideias e subsequente entrada no mundo empresarial. Complementarmente, a ANJE desencadeará todo um sistema dinâmico de acompanhamento, facilitando o acesso a instrumentos de suporte financeiro e infraestrutural.
DESTINATÁRIOS
O Concurso de Ideias encontra-se aberto às comunidades escolares de universidades e demais instituições de ensino que, de Norte a Sul do país, promovem a competição em parceria com a ANJE. As ideias de negócio apresentadas pelos estudantes são submetidas a um júri, a quem caberá selecionar a melhor candidatura de cada escola.
Paralelamente, o concurso é promovido a nível nacional, dirigindo-se a todos os portugueses com idades entre os 18 e os 35 anos, cujas ideias são avaliadas por um júri constituído por experientes consultores empresariais. De entre os projetos mais inovadores, independentes e oriundos das escolas, será apurada a Melhor Ideia de Negócio.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E SELEÇÃO
- Ideia de negócio realista;
- Criação do próprio emprego;
- Criação de postos de trabalho;
- Identificação de beneficiários;
- Inovação;
- Referências profissionais ou académicas;
- Capacidade empreendedora do promotor.
DATAS
Prazo para a entrega de candidaturas: 9 de novembro de 2012
Prazo para a seleção de candidaturas: 30 de novembro de 2012